Atividade 01
Objetivo:
-
Buscar uma formalização e significação do conceito de velocidade, força e
aceleração;
-
Proporcionar que o aluno contextualize este conceito;
-
Desenvolver e comparar estratégias de caracterização e solução de problemas.
Procure na Internet reportagens, artigos ou figuras em que apareça alguma
referência ao conceito “velocidade”, “força” e “aceleração”, se possível até de
um jornal local.
O seu grupo, deverá enviar uma copia de cada texto (pela Internet) para cada um
dos grupos. Novamente em grupos, vocês deverão conversar sobre cada texto,
comparando os diferentes contextos em que aparecem os conceitos. Cada grupo
deve apresentar, para a turma toda, os pontos principais da discussão.
Procure, juntamente com seu grupo, levantar questões sobre os textos
analisados. Por exemplo: qual a velocidade média de um carro em uma avenida? Quanto
tempo uma pessoa leva para atravessar esta avenida? Qual o sistema de freios
mais utilizados nos veículos? O freio ABS diminui a distância de frenagem?
Cada
grupo deverá descrever os métodos utilizados para chegar a cada resposta.
Atividade 02
Objetivo:
-
Refletir sobre o conceito de velocidade, força e aceleração, partindo do
conflito entre ideias de um grupo;
-
Desenvolver estratégias de classificação;
-
Desenvolver a habilidade de expressar de forma oral e escrita a sua compreensão
sobre um determinado assunto.
Discussão
em grupo:
Em seu grupo, discutam sobre os meios de transporte
que cada um utiliza para chegar até a escola (ou para fazerem o caminho de
volta): carro, ônibus (público ou escolar), bicicleta, alunos que vão a pé,
etc. Em seguida classifiquem, por ordem crescente de velocidade, cada meio de
transporte apresentado. Seu grupo deve apresentar, para a turma toda, a sua
classificação e justificativa, iniciando um debate com perguntas confrontando
cada justificativa apresentada.
É importante é que cada grupo argumente o porquê da
sua classificação e entenda e/ou questione a classificação feita pelos outros
grupos.
Anote
as diferentes formas e justificativas para as classificações que forem
aparecendo, e, ao final da atividade, você deverá entregar um esquema
apresentando os pontos em comum e diferentes entre cada concepção percebida.
Atividade 03
Objetivos:
-
Explorar e aplicar os conceitos formulados;
-
Desenvolver instrumentos e técnicas de medidas;
-
Conhecer, familiarizar, comparar e criticar instrumentos de medida
desenvolvidos pelos colegas e pelos personagens históricos.
O
grupo deverá elaborar uma estratégia para verificar experimentalmente, se a
ordenação feita na Atividade 02 foi consistente.
Em plenária cada grupo deverá apresentar o experimento proposto e através do
debate cada grupo deverá aprimorar sua metodologia, para então pô-la em
prática.
O grupo deverá comparar os métodos utilizados hoje com o fato de Galileu ter
utilizado a vazão de água de uma torneira para medir um intervalo de tempo
determinado, ou então a utilização de Newton do seu próprio pulso para estudar
movimentos oscilatórios. Será que a água escorre com mesma vazão o tempo todo?
Sabemos que não, pois a pressão da água diminui com a diminuição do nível da
água. E será que o ritmo cardíaco de Newton permaneceu constante durante suas
medidas? Ou será que a emoção de compreender a periodicidade da oscilação do
pendulo não interferiu suas medidas? Discutam onde podem ocorrer falhas em suas
medidas, questionem se possíveis falhas são significativas e de que forma podem
ser corrigidas.
Novas
ferramentas que possam vir a ser úteis (GPS, site da RMTC, Google Maps). Utilizando o Google Maps, o grupo
pode elaborar uma tabela e um gráfico contendo a distância e o tempo previsto
para se percorrer um determinado trecho.
No final dessa atividade, os alunos deverão entregar uma descrição dos métodos
e instrumentos de medida utilizados. Esse texto será aproveitado na próxima
atividade.
Atividade
04
Objetivo:
-
Provocar uma intervenção na sociedade a partir do conhecimento adquirido;
-
Expressar e argumentar de forma escrita esse conhecimento;
-
Perceber as mudanças conceituais ocorridas;
-
Perceber a relevância do conteúdo aprendido;
Cada
grupo deverá elaborar um relatório de intervenção para ser entregue para alguma
autoridade ou instituição, reivindicando alguma melhoria no trânsito. Assim, o
grupo poderá pedir asfalto para determinada rua, melhoria no transporte
coletivo, colocação de radares ou semáforos, criação de ciclovias, etc. Porém, vocês
devem utilizar, como argumento, os resultados obtidos na última atividade. Esse
relatório de intervenção deve ser composto de:
Introdução:
explicando e justificando o motivo da reivindicação;
Metodologia:
descrevendo como foi realizado o experimento;
Resultados:
apresentando todos os dados obtidos;
Conclusão:
relacionando a reivindicação com o experimento.
Avaliação
A avaliação será feita a partir do material entregue pelos alunos após cada
atividade. Será avaliada a evolução dos argumentos utilizados pelo aluno e pelo
grupo no decorrer de cada atividade.
Referências
Bibliográficas
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