quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Física no Trânsito


Atividade 01

Objetivo:

-         Buscar uma formalização e significação do conceito de velocidade, força e aceleração;
-         Proporcionar que o aluno contextualize este conceito;
-         Desenvolver e comparar estratégias de caracterização e solução de problemas.

            Procure na Internet reportagens, artigos ou figuras em que apareça alguma referência ao conceito “velocidade”, “força” e “aceleração”, se possível até de um jornal local.
            O seu grupo, deverá enviar uma copia de cada texto (pela Internet) para cada um dos grupos. Novamente em grupos, vocês deverão conversar sobre cada texto, comparando os diferentes contextos em que aparecem os conceitos. Cada grupo deve apresentar, para a turma toda, os pontos principais da discussão.
            Procure, juntamente com seu grupo, levantar questões sobre os textos analisados. Por exemplo: qual a velocidade média de um carro em uma avenida? Quanto tempo uma pessoa leva para atravessar esta avenida? Qual o sistema de freios mais utilizados nos veículos? O freio ABS diminui a distância de frenagem?
           Cada grupo deverá descrever os métodos utilizados para chegar a cada resposta.

Atividade 02

Objetivo:

-         Refletir sobre o conceito de velocidade, força e aceleração, partindo do conflito entre ideias de um grupo;
-         Desenvolver estratégias de classificação;
-         Desenvolver a habilidade de expressar de forma oral e escrita a sua compreensão sobre um determinado assunto.

           Discussão em grupo:

Em seu grupo, discutam sobre os meios de transporte que cada um utiliza para chegar até a escola (ou para fazerem o caminho de volta): carro, ônibus (público ou escolar), bicicleta, alunos que vão a pé, etc. Em seguida classifiquem, por ordem crescente de velocidade, cada meio de transporte apresentado. Seu grupo deve apresentar, para a turma toda, a sua classificação e justificativa, iniciando um debate com perguntas confrontando cada justificativa apresentada.
É importante é que cada grupo argumente o porquê da sua classificação e entenda e/ou questione a classificação feita pelos outros grupos.

           Anote as diferentes formas e justificativas para as classificações que forem aparecendo, e, ao final da atividade, você deverá entregar um esquema apresentando os pontos em comum e diferentes entre cada concepção percebida.

 Atividade 03

Objetivos:
-         Explorar e aplicar os conceitos formulados;
-         Desenvolver instrumentos e técnicas de medidas;
-         Conhecer, familiarizar, comparar e criticar instrumentos de medida desenvolvidos pelos colegas e pelos personagens históricos.
           O grupo deverá elaborar uma estratégia para verificar experimentalmente, se a ordenação feita na Atividade 02 foi consistente.
            Em plenária cada grupo deverá apresentar o experimento proposto e através do debate cada grupo deverá aprimorar sua metodologia, para então pô-la em prática.
            O grupo deverá comparar os métodos utilizados hoje com o fato de Galileu ter utilizado a vazão de água de uma torneira para medir um intervalo de tempo determinado, ou então a utilização de Newton do seu próprio pulso para estudar movimentos oscilatórios. Será que a água escorre com mesma vazão o tempo todo? Sabemos que não, pois a pressão da água diminui com a diminuição do nível da água. E será que o ritmo cardíaco de Newton permaneceu constante durante suas medidas? Ou será que a emoção de compreender a periodicidade da oscilação do pendulo não interferiu suas medidas? Discutam onde podem ocorrer falhas em suas medidas, questionem se possíveis falhas são significativas e de que forma podem ser corrigidas.
          Novas ferramentas que possam vir a ser úteis (GPS, site da RMTC, Google Maps). Utilizando o Google Maps, o grupo pode elaborar uma tabela e um gráfico contendo a distância e o tempo previsto para se percorrer um determinado trecho.
           No final dessa atividade, os alunos deverão entregar uma descrição dos métodos e instrumentos de medida utilizados. Esse texto será aproveitado na próxima atividade.

Atividade 04

Objetivo:
-         Provocar uma intervenção na sociedade a partir do conhecimento adquirido;
-         Expressar e argumentar de forma escrita esse conhecimento;
-         Perceber as mudanças conceituais ocorridas;
-         Perceber a relevância do conteúdo aprendido;
          Cada grupo deverá elaborar um relatório de intervenção para ser entregue para alguma autoridade ou instituição, reivindicando alguma melhoria no trânsito. Assim, o grupo poderá pedir asfalto para determinada rua, melhoria no transporte coletivo, colocação de radares ou semáforos, criação de ciclovias, etc. Porém, vocês devem utilizar, como argumento, os resultados obtidos na última atividade. Esse relatório de intervenção deve ser composto de:
Introdução: explicando e justificando o motivo da reivindicação;
Metodologia: descrevendo como foi realizado o experimento;
Resultados: apresentando todos os dados obtidos;
Conclusão: relacionando a reivindicação com o experimento.

Avaliação
            A avaliação será feita a partir do material entregue pelos alunos após cada atividade. Será avaliada a evolução dos argumentos utilizados pelo aluno e pelo grupo no decorrer de cada atividade.

Referências Bibliográficas



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